A 5ª e última etapa do Campeonato Estadual gratas surpresas para todos os membros da EQUIPE DE COMPETIÇÃO INFANTO-JUVENIL da ASKABUSA. Dos 3 atletas da categoria, todos trouxeram medalhas e mostraram que, apesar da pouca idade, todos tem muita garra. A equipe formada por Nycolas, Marcus Vinícius e Luiz Felipe obteve o seguinte resultado:

Nycolas: 3º lugar Kata Individual 12/13 anos roxa acima

Vice-campeão: Kata Equipe

Marcus Vinícius: 4º lugar Kata Individual 15/16 anos até vermelha

Vice-campeão: Kata Equipe

Luiz Felipe: 3º lugar Kumite 12/13 anos + 53kg

Vice-campeão: Kata Equipe

Foram ao todo 5 medalhas que mais uma vez nos orgulhamos de dizer que todos mostraram muita competência técnica.

 

PARABÉNS GAROTOS! VOCÊS VALEM OURO!

 

Nycolas, Marcus Vinícius e Luiz Felipe foram Vice-campeões de kata equipe na 5ª etapa.
Luíz Felipe 3º em Kumite
Nycolas exibe sua medalha no kata individual.

Além da brilhante participação do infanto-juvenil masculino, a Equipe da ASKABUSA obteve conquistas em outras categorias. Como exemplo, citamos João Paulo Scárdua que se sagrou Vice-campeão estadual da categoria de kata 18 anos acima (faixas branca a vermelha). João é atleta da ASKABUSA desde o início do ano e após ter sido praticante de várias artes marciais e considera o Karatê um esporte completo, tanto na parte técnica como na teórica.

Outros representantes da ASKABUSA como Dirceu Reami (4° lugar em kumite + de 65kg) e Marcelo Araújo (4° lugar em Kata Laranja e verde 18 anos acima), estrearam em competições e demonstraram que continuarão treinando para crescer dentro do Karatê e consequentemente buscar novos resultados.

Dentre os demais destaques temos o atleta Angelo Roberto (faixa marrom) campeão estadual de Kata pela primeira vez e as Campeãs Estaduais antecipadas também na modalidade de kata Letícia Batista e Lígia Fonseca. Letícia pratica karatê a cerca de 2 anos e Lígia Fonseca é praticante do esporte a mais de 25 anos, formando-se faixa preta no ano de 1993.

Para Lígia, a maior dificuldade da categoria dentro do estado é o pequeno número de competidoras dentro de sua categoria, daí surge a necessidade de buscar competições a nível nacional. Só no ano de 2011, além do título estadual, a atleta conquistou os seguintes títulos:

3ª Colocada no Campeonato Brasileiro – Kata – AM

Campeã da Copa Brasil Interclubes de Karatê – Kata – SP

Campeã da Copa Leão de Karatê – RJ

Vice-campeã Brasileira – Kumite – AM

Vice-campeã da Copa Brasil Biolab IV – Kata – MG

Vice- campeã da Copa Brasil Interclubes de Karatê – Kumite – SP

Sobre o que foi mencionado, Lígia comenta “O número reduzido de competidoras na categoria acontece não apenas aqui no ES. Já presenciei estaduais de outros estados e a situação é a mesma, infelizmente o número só fica razoável em competições a nível nacional.”.  Sobre o tempo e a experiência dentro do Karatê ela acha importante mencionar que “Os mais experientes devem procurar incentivar os atletas que estão surgindo, mas devem sempre lembrá-los que a filosofia do Karatê é embasada no RESPEITO ACIMA DE TUDO e também no estímulo ao ESPÍRITO DE ESFORÇO. O Karatê é muito rico em aplicação física, mas ganhar medalhas não é o suficiente, é a filosofia  que complementa o verdadeiro karateca.”