Os valores educacionais mais procurados nas aulas de karatê são:

Disciplina

A criança aprende antes de tudo a obedecer ao professor. Essa obediência é de fundamental importância, pois assim ele aprende consequentemente a respeitar o seu superior, estabelecer limites em seu comportamento e respeitar as regras. A Disciplina também se faz presente no karatê ao saber quando é momento de brincar e quando é momento de falar sério e no momento de falar e de escutar. A criança também aprende disciplina ao tentar aperfeiçoar os movimentos ensinados.

Controle

Crianças gostam de brincar e extravasar energia. Algumas chegam até a ser consideradas hiperativas, e são essas que mais precisam do karatê para aprender a se controlar. Pela prática do karatê, a criança passa a ter mais controle sobre si própria, respeitando as regras do ambiente e controlando a euforia e agressividade, podendo canaliza-la para a prática da arte.

Encorajar a atividade física

: A criança que começa na prática do esporte desde cedo tem tendência a ser um adulto que mantém a atividade física como uma prática diária. É também importante para a criança que ela não veja a prática dos esportes como uma atividade chata e tediosa, mas como algo bom e prazeroso.

Concentração

A concentração é um dos principais fatores que levam os pais a matricularem seus filhos em aulas de karatê. A falta de concentração é um problema comum entre crianças e afeta muito o seu rendimento em sala de aula. O karatê estimula a memorização e concentração por usar os katas (lutas imaginárias com direções e movimentos pré-determinados) e os treinos de concentração e de relaxamento (advindos das posturas de zen).